Em
meio a uma adesão maciça de apoio deparlamentares em torno da iniciativa, o deputado coronel Ulysses (UB)
propôs a criação da Frente em Defesa da BR-364. “A 364 é o elo fundamental do
Acre com o resto do Brasil”, lembrou o deputado. Único acesso com as4 regiões do Estado , destacou o parlamentar,
a BR-364 representa a principal garantia de ir e vir dos acreanos , “além de
assegurar o transporte de mercadorias essenciais ,estimulando a agropecuária,
serviçose servindo de força-motriz para
a economia de todo o Acre”.
Em
nível de Brasil, salientou o parlamentar, a rodovia é fundamental para
mobilidade eo escoamento da produção
das regiões Centro-Oeste e Norte, figurandocomo uma das principais estradasdo interior do Brasil, ”e responsável por enorme movimento
migratóriopor atravessar nada menos de
6 estados brasileiros”. O deputado enfatizou, no entanto, que apesar de toda a
importância estratégica, parte do trajeto da BR-364 exige reparosconstantes. Ele ponderou queem determinadas regiões ,principalmente no
interior do Acre, a precariedade das condições de tráfego da BR-364 resulta
atémesmo na interdição de trechos, o
que leva a enormes prejuízos econômicos e dificuldade de mobilidade. “Por isto,
o valor políticode uma frente
parlamentar para recuperação e manutenção da rodovia”, disse o parlamentar.
REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO
O
deputado coronel Ulysses ingressouainda
com Requerimentojuntoà Mesa Diretora da Câmara solicitando
informações ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se existe demanda ou previsão
de investimentos do BNDES(Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e
Social)em projetos e serviços de infraestrutura em países como Venezuela ,Cuba,
Nicarágua ,Moçambique e Argentina.Para
o deputado, a entrada do BNDES em novos empreendimentos internacionais é
polêmica, por conta de dívidas e calotes acumulados por estespaíses, “Alguns destesEstados estão sob regime ditatorial eisolados pela própria comunidade das nações”.
O
deputado acrescentou que , de acordo com o próprio BNDES, Venezuela ,Moçambique
e Cuba estão com pagamentos atrasados junto à Instituiçãonum valor superior a US$ 1 bi acumulado até
setembro de 2022. “ O problema , de acordo com economistas , está justamente na
avaliação de riscodos empreendimentos
nestes países”. O parlamentar lembrou que atéa economista Maria Silvia Marques, ex-presidente do BNDES, afirmou que o
Brasil já pagou “preço alto” por usar o banco para financiar obras sem os
devidos parâmetros e garantias.
Financiamento
O
deputado coronel Ulysses criticou tambéma disposiçãodo presidente da
República, Luís Inácio Lula da Silva, em financiar ogasoduto Nestor Kirchner (Argentina) com
recursos da ordem de R$ 3,6bilhões
oriundosdo BNDES. “Com este montante, a
título ilustrativo, poderíamos construir 30 mil casas (a R$ 120 mil cada), mais
de 2 mil unidades de saúde,2 mil escolas públicas ouaindamais de 1.000 km de rodovias federais que o Brasil deixaria de ter(
lembrando que hoje a BR-364 possui entre Rio Branco a Cruzeiro do Sul 650 km
intrafegáveis). São apenas alguns exemplos. Por isto mesmo, sou favorável à
Proposta de Emenda Constitucional(PEC) que estabelece que todos os
investimentos externos do BNDESe de
qualquer banco oficial do Governo Federal terão que, obrigatoriamente, passar
pelo aval do Congresso Nacional”, finalizou.
Em meio a uma adesão maciça de apoio de parlamentares em torno da iniciativa, o deputado coronel Ulysses (UB) propôs a criação da Frente em Defesa da BR-364. “A 364 é o elo fundamental do Acre com o resto do Brasil”, lembrou o deputado. Único acesso com as 4 regiões do Estado , destacou o parlamentar, a BR-364 representa a principal garantia de ir e vir dos acreanos , “além de assegurar o transporte de mercadorias essenciais ,estimulando a agropecuária, serviços e servindo de força-motriz para a economia de todo o Acre”.
Em nível de Brasil, salientou o parlamentar, a rodovia é fundamental para mobilidade e o escoamento da produção das regiões Centro-Oeste e Norte, figurando como uma das principais estradas do interior do Brasil, ”e responsável por enorme movimento migratório por atravessar nada menos de 6 estados brasileiros”. O deputado enfatizou, no entanto, que apesar de toda a importância estratégica, parte do trajeto da BR-364 exige reparos constantes. Ele ponderou que em determinadas regiões ,principalmente no interior do Acre, a precariedade das condições de tráfego da BR-364 resulta até mesmo na interdição de trechos, o que leva a enormes prejuízos econômicos e dificuldade de mobilidade. “Por isto, o valor político de uma frente parlamentar para recuperação e manutenção da rodovia”, disse o parlamentar.
REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO
O deputado coronel Ulysses ingressou ainda com Requerimento junto à Mesa Diretora da Câmara solicitando informações ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se existe demanda ou previsão de investimentos do BNDES(Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)em projetos e serviços de infraestrutura em países como Venezuela ,Cuba, Nicarágua ,Moçambique e Argentina. Para o deputado, a entrada do BNDES em novos empreendimentos internacionais é polêmica, por conta de dívidas e calotes acumulados por estes países, “Alguns destes Estados estão sob regime ditatorial e isolados pela própria comunidade das nações”.
O deputado acrescentou que , de acordo com o próprio BNDES, Venezuela ,Moçambique e Cuba estão com pagamentos atrasados junto à Instituição num valor superior a US$ 1 bi acumulado até setembro de 2022. “ O problema , de acordo com economistas , está justamente na avaliação de risco dos empreendimentos nestes países”. O parlamentar lembrou que até a economista Maria Silvia Marques, ex-presidente do BNDES, afirmou que o Brasil já pagou “preço alto” por usar o banco para financiar obras sem os devidos parâmetros e garantias.
Financiamento
O deputado coronel Ulysses criticou também a disposição do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, em financiar o gasoduto Nestor Kirchner (Argentina) com recursos da ordem de R$ 3,6 bilhões oriundos do BNDES. “Com este montante, a título ilustrativo, poderíamos construir 30 mil casas (a R$ 120 mil cada), mais de 2 mil unidades de saúde,2 mil escolas públicas ou ainda mais de 1.000 km de rodovias federais que o Brasil deixaria de ter( lembrando que hoje a BR-364 possui entre Rio Branco a Cruzeiro do Sul 650 km intrafegáveis). São apenas alguns exemplos. Por isto mesmo, sou favorável à Proposta de Emenda Constitucional(PEC) que estabelece que todos os investimentos externos do BNDES e de qualquer banco oficial do Governo Federal terão que, obrigatoriamente, passar pelo aval do Congresso Nacional”, finalizou.
Comentários
Postar um comentário