Em resposta ao pedido de providências para garantir
a trafegabilidade da BR-364, feito nesta quinta-feira, 2, por uma comitiva do
Acre integrada por representantes do governo do Estado, bancada federal e
deputados estaduais, o ministro dos Transportes, Renan Filho, garantiu que a
recuperação e reconstrução da BR-364 contará com R$ 600 milhões, sendo que os
serviços de recuperação serão iniciados já neste mês de março, com um contrato
de R$ 160 milhões. O ministro disse, inclusive, que ele próprio lançará a ordem
de serviço no Estado.
Em nome do governador, secretário Ricardo França (direita)
pede ao ministro dos Transportes providências para a BR-364. Foto: Dilma
Tavares/Serf
Ao
todo, o Orçamento-Geral da União de 2023 conta com R$ 191,5 milhões
para manutenção das duas rodovias federais que atravessam o Acre, sendo cerca
de 160 milhões para a BR-364 e o restante para a BR-317. No caso da BR-364, conforme o ministro, os
serviços abrangerão especialmente o trecho de Sena Madureira até o Rio
Liberdade, próximo a Cruzeiro do Sul, considerado mais crítico.
“Corremos
aqui, estamos com o contrato de recuperação da BR pronto, agora no mês de março
esperamos finalizá-lo e, com esse contrato de manutenção, nós já vamos entrar
com as obras”, disse o ministro Renan.
Ele
adiantou ainda que também está sendo trabalhado “um programa para a
reconstrução da BR-364, que é a principal ligação rodoviária entre os
municípios do interior e a capital, fundamental para o desenvolvimento
econômico, para a saúde e para a mobilidade das pessoas”.
Governador pediu providências
Providências para
garantir a trafegabilidade e solução definitiva para a BR-364 foram solicitadas
pelo governador Gladson Cameli, representado na audiência pelo secretário de
Assuntos Federativos do Estado, Ricardo França. “A BR-364 corre o risco de
fechar, e não podemos deixar isso acontecer”, alertou o secretário, que também
falou de um ofício do governador Cameli com o pedido de providências. Ele saiu
da reunião esperançoso com a informação do ministro.
A preocupação do
governo é que a trafegabilidade da BR-364 não cesse e que seja feita uma obra
definitiva. Ele lembrou, inclusive, que a recuperação e a própria reconstrução
da BR-364 foi uma das prioridades do Acre para as quais o governador Gladson
Cameli pediu apoio para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no encontro de
governadores com o presidente, realizado em janeiro.
Comitiva
com integrantes do governo e parlamentares do Acre busca soluções para a BR-364
junto ao Ministério dos Transportes. Foto: Dilma Tavares/Serf
Organizador da audiência, o
coordenador da bancada federal do Acre, senador Alan Rick, também afirmou que a
comitiva saiu satisfeita e contemplada com a informação sobre os recursos
previstos para investimentos na rodovia, por meio do Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (Dnit). “Temos certeza de que essas obras já se
iniciam agora em março”, disse.
Entre os participantes da audiência
também estavam o diretor-geral substituto do Dnit, Fabrício Galvão; a diretora
do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Taynara Barbosa; as deputadas
federais Socorro Neri, Antônia Lúcia e Meire Serafim; os deputados federais
Gerlen Diniz, Roberto Duarte e Zezinho Barbary; e os deputados estaduais
Nicolau Júnior e Emerson Jarude.
Dilma Tavares
Em resposta ao pedido de providências para garantir a trafegabilidade da BR-364, feito nesta quinta-feira, 2, por uma comitiva do Acre integrada por representantes do governo do Estado, bancada federal e deputados estaduais, o ministro dos Transportes, Renan Filho, garantiu que a recuperação e reconstrução da BR-364 contará com R$ 600 milhões, sendo que os serviços de recuperação serão iniciados já neste mês de março, com um contrato de R$ 160 milhões. O ministro disse, inclusive, que ele próprio lançará a ordem de serviço no Estado.
Em nome do governador, secretário Ricardo França (direita) pede ao ministro dos Transportes providências para a BR-364. Foto: Dilma Tavares/Serf
Ao todo, o Orçamento-Geral da União de 2023 conta com R$ 191,5 milhões para manutenção das duas rodovias federais que atravessam o Acre, sendo cerca de 160 milhões para a BR-364 e o restante para a BR-317. No caso da BR-364, conforme o ministro, os serviços abrangerão especialmente o trecho de Sena Madureira até o Rio Liberdade, próximo a Cruzeiro do Sul, considerado mais crítico.
“Corremos aqui, estamos com o contrato de recuperação da BR pronto, agora no mês de março esperamos finalizá-lo e, com esse contrato de manutenção, nós já vamos entrar com as obras”, disse o ministro Renan.
Ele adiantou ainda que também está sendo trabalhado “um programa para a reconstrução da BR-364, que é a principal ligação rodoviária entre os municípios do interior e a capital, fundamental para o desenvolvimento econômico, para a saúde e para a mobilidade das pessoas”.
Governador pediu providências
Providências para garantir a trafegabilidade e solução definitiva para a BR-364 foram solicitadas pelo governador Gladson Cameli, representado na audiência pelo secretário de Assuntos Federativos do Estado, Ricardo França. “A BR-364 corre o risco de fechar, e não podemos deixar isso acontecer”, alertou o secretário, que também falou de um ofício do governador Cameli com o pedido de providências. Ele saiu da reunião esperançoso com a informação do ministro.
A preocupação do governo é que a trafegabilidade da BR-364 não cesse e que seja feita uma obra definitiva. Ele lembrou, inclusive, que a recuperação e a própria reconstrução da BR-364 foi uma das prioridades do Acre para as quais o governador Gladson Cameli pediu apoio para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no encontro de governadores com o presidente, realizado em janeiro.
Comitiva com integrantes do governo e parlamentares do Acre busca soluções para a BR-364 junto ao Ministério dos Transportes. Foto: Dilma Tavares/Serf
Organizador da audiência, o coordenador da bancada federal do Acre, senador Alan Rick, também afirmou que a comitiva saiu satisfeita e contemplada com a informação sobre os recursos previstos para investimentos na rodovia, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). “Temos certeza de que essas obras já se iniciam agora em março”, disse.
Entre os participantes da audiência também estavam o diretor-geral substituto do Dnit, Fabrício Galvão; a diretora do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Taynara Barbosa; as deputadas federais Socorro Neri, Antônia Lúcia e Meire Serafim; os deputados federais Gerlen Diniz, Roberto Duarte e Zezinho Barbary; e os deputados estaduais Nicolau Júnior e Emerson Jarude.
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