Novela do piso da enfermagem

Por Mariano Maciel

Entidades privadas de saúde preparam um estudo para levar ao Supremo e tentar mostrar que o piso da enfermagem é inviável da forma que se apresenta.

* O documento aponta que existem no país mais de 1 milhão e 400 mil profissionais da área e desse montante 55,2% estão abaixo do piso e seriam beneficiados. O impacto nas contas seria de R$ 12,45 bilhões por ano, a preços de outubro de 2022.

8 de janeiro

Aos poucos, o relator do inquérito dos atos antidemocráticos, ministro Alexandre de Moraes (STF), solta os civis envolvidos com menor gravidade na invasão dos prédios públicos em 8 de janeiro.

* Mas isso não significa que o caso será esquecido. Falta concluir a investigação sobre militares e financiadores.

Economia lenta

Presidente Lula iniciou o mandato com uma agenda oficial forte, mas sua equipe da economia demora a apresentar planos que convençam aliados e mercado.

* A expectativa é quanto ao arcabouço fiscal, que vai substituir o teto de gastos.

Em alta

Os deputados Zezinho Barbary e Socorro Neri visitaram as suas bases eleitorais neste final de semana. Zezinho foi à Porto Walter e Socorro à Rio Branco. Pela excelente receptividade, os pepessistas retornam à Brasília com a certeza de que os inícios dos mandatos têm agradado a todos.

Desemprego em alta

O desemprego registrou uma alta no Brasil a 8,4%, entre novembro passado e janeiro, após registrar dez quedas trimestrais consecutivas, de acordo com dados do IBGE.

* O índice de 8,4% representa um total de 9 milhões de desocupados no trimestre encerrado em janeiro, primeiro mês do governo Lula, contra os 8,6 milhões de desempregados registrados nos últimos três meses de 2022.//

CPI do MST

O silêncio do governo sobre as recentes invasões promovidas pelo MST dá munição, na Câmara, para a criação da CPI. As movimentações vêm após 1,7 mil famílias invadirem três terrenos produtivos da empresa Suzano Papel e Celulose nos municípios de Teixeira de Freitas, Mucuri e Caravelas, no sul da Bahia.

Agronegócio em alerta

Os registros de invasões do MST nos primeiros três meses deste ano já superam o total contabilizado durante todo o primeiro ano da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, o que acende um alerta para autoridades e lideranças do mercado do agronegócio, principalmente.

Frase

“Vamos virar a página e pensar no futuro” – diz ex-presidente Bolsonaro em evento no PL.

 


Siga no Google News
Postar um comentário

Comentários