Sobre a pesquisa do
Instituto Data Control, divulgada nesta sexta-feira, (27)
Nesta sexta-feira saiu o resultado de uma
pesquisa encomenda pela campanha de Zequinha. Eles comemoram um possível
resultado supostamente a favor do prefeito, que busca a reeleição.
Primeiramente, diga-se,
podemos, sim, duvidar desses números, mas vamos a eles.
Na aferição estimulada, que de fato, a
depender de como feita, pode estimular as pessoas a dizerem que votam em
determinado candidato, dá uma vantagem de 0,9% pra Zequinha (11: 45,8% e 15:
44,9%). Numa pesquisa de margem de erro de 4% isso não passa de um empate
numérico.
Na averiguação
espontânea (a
mais importante) Jéssica está à frente de Zequinha, com uma vantagem de 1,8%.
Ela aparece com 42,3% e Zequinha com 40,5%. Ou seja, se alguém pudesse
comemorar o resultado dessa pesquisa seria Jéssica, pois mesmo depois de todo o
forte movimento político em torno de Zequinha nos últimos dias (Governo,
Prefeitura, Assembleia Legislativa, parlamentares...) ela continua em vantagem.
Uma apuração importante a se considerar
em toda pesquisa de intenções de votos é o nível de rejeição de cada
candidato(a). Isso implica no quanto um (a) candidato(a) pode crescer. Nesse
quesito, Zequinha desponta como o mais rejeitado. Ele tem 25,8% de rejeição
enquanto que Jéssica tem 17,9%. Ou seja, 7,9% mais rejeitado que sua
adversária.
Um detalhe importante é que Zequinha
tem toda a máquina de comunicação sob suas rédeas há algum tempo, tendo esses
veículos de comunicação feito um esforço gigantesco em buscar apresentar um
prefeito/candidato mais palatável. Além disso, quase todos os “influenciadores”
digitais são pagos com recursos públicos para fazer a divulgação das atividades
da prefeitura e, nesse tempo, divulgar diuturnamente as atividades de campanha
e as publicidades eleitorais do prefeito.
Além do mais, toda a máquina dos
governos estadual e municipal é fortemente imbuída na campanha de reeleição do
prefeito.
Mesmo assim, o cenário não muda.
Zequinha continua com alta rejeição e atrás em todas as pesquisas, inclusive na
pesquisa espontânea encomendada por sua coordenação de campanha.
Diante desse cenário, de fato não há o que
se comemorar nem diante desses números dessa pesquisa que eles divulgam como
vitoriosa. Longe disso!
Zequinha e sua turma, há 4 meses espera uma
virada que não vem! Quase
impossível vir numa última semana!
Alimentam seus
apoiadores com
a ideia de que tomarão a vitória no dia das eleições, porque recursos não lhes
faltam.
A arrogância que os leva a
confiar, que serão superiores por conta de seus recursos financeiros, tem
origem no medo de uma derrota já quase inevitável.
Soberba e derrota
muitas vezes caminham de mãos dadas.
28 de setembro de 2024
Sobre a pesquisa do Instituto Data Control, divulgada nesta sexta-feira, (27)
Nesta sexta-feira saiu o resultado de uma pesquisa encomenda pela campanha de Zequinha. Eles comemoram um possível resultado supostamente a favor do prefeito, que busca a reeleição.
Primeiramente, diga-se, podemos, sim, duvidar desses números, mas vamos a eles.
Na aferição estimulada, que de fato, a depender de como feita, pode estimular as pessoas a dizerem que votam em determinado candidato, dá uma vantagem de 0,9% pra Zequinha (11: 45,8% e 15: 44,9%). Numa pesquisa de margem de erro de 4% isso não passa de um empate numérico.
Na averiguação espontânea (a mais importante) Jéssica está à frente de Zequinha, com uma vantagem de 1,8%. Ela aparece com 42,3% e Zequinha com 40,5%. Ou seja, se alguém pudesse comemorar o resultado dessa pesquisa seria Jéssica, pois mesmo depois de todo o forte movimento político em torno de Zequinha nos últimos dias (Governo, Prefeitura, Assembleia Legislativa, parlamentares...) ela continua em vantagem.
Uma apuração importante a se considerar em toda pesquisa de intenções de votos é o nível de rejeição de cada candidato(a). Isso implica no quanto um (a) candidato(a) pode crescer. Nesse quesito, Zequinha desponta como o mais rejeitado. Ele tem 25,8% de rejeição enquanto que Jéssica tem 17,9%. Ou seja, 7,9% mais rejeitado que sua adversária.
Um detalhe importante é que Zequinha tem toda a máquina de comunicação sob suas rédeas há algum tempo, tendo esses veículos de comunicação feito um esforço gigantesco em buscar apresentar um prefeito/candidato mais palatável. Além disso, quase todos os “influenciadores” digitais são pagos com recursos públicos para fazer a divulgação das atividades da prefeitura e, nesse tempo, divulgar diuturnamente as atividades de campanha e as publicidades eleitorais do prefeito.
Além do mais, toda a máquina dos governos estadual e municipal é fortemente imbuída na campanha de reeleição do prefeito.
Mesmo assim, o cenário não muda. Zequinha continua com alta rejeição e atrás em todas as pesquisas, inclusive na pesquisa espontânea encomendada por sua coordenação de campanha.
Diante desse cenário, de fato não há o que se comemorar nem diante desses números dessa pesquisa que eles divulgam como vitoriosa. Longe disso!
Zequinha e sua turma, há 4 meses espera uma virada que não vem! Quase
impossível vir numa última semana!
Alimentam seus apoiadores com a ideia de que tomarão a vitória no dia das eleições, porque recursos não lhes faltam.
A arrogância que os leva a confiar, que serão superiores por conta de seus recursos financeiros, tem origem no medo de uma derrota já quase inevitável.
Soberba e derrota muitas vezes caminham de mãos dadas.
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