Gerlen Diniz é o único deputado federal eleito prefeito sem usar dinheiro do fundão eleitoral

O parlamentar foi destaque nacional por ter vencido a disputa à Prefeitura de Sena Madureira sem recorrer a essa fonte de financiamento.
Compartilhe no WhatsApp

 

Em um cenário em que 73 parlamentares da Câmara federal que concorreram às eleições municipais  de 2024, o deputado federal Gerlen Diniz foi o único prefeito eleito que não gastou um único centavo  do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas, o chamado fundão eleitoral.


Gerlen  foi o único deputado federal do Acre a votar contra a criação desse fundo, o que reforça sua posição crítica em relação ao uso de dinheiro público em campanhas eleitorais. O parlamentar foi destaque nacional por ter vencido a disputa à Prefeitura de Sena Madureira sem recorrer a essa fonte de financiamento. Em todo o país, mais de R$ 5 bilhões  foram utilizados para financiar as campanhas, o que levanta críticas sobre o uso do dinheiro público.


Entre os candidatos, o deputado federal que mais gastou com o FEFC foi Guilherme Boulos, do PSOL, em São Paulo, com 46,1 milhões de reais e que ainda está na disputa.


Como prefeito eleito de Sena Madureira a partir de 1º de janeiro Gerlen Diniz garante que vai manter a coerência política da mesma forma como conduziu a sua campanha. Sua vitória destaca a possibilidade de concorrer em condições mais simples e alcançar a confiança do eleitorado, o que pode servir de exemplo para futuras eleições.


Essa trajetória não só fortalece a imagem de Gerlen Diniz no Acre, mas também o coloca em evidência nacional como uma exceção em meio ao uso massivo de recursos do fundo eleitoral, inspirando discussões sobre ética e transparência no processo eleitoral.


Fonte: YacoNews

Siga no Google News
Postar um comentário

Comentários