RECORDE DE ESTIAGEM |

A maior seca no DF ocorreu há 61 anos. No ano de 1963, Brasília ficou 163 dias sem chuva, mesmo patamar alcançado hoje.
Compartilhe no WhatsApp

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

 Por Chico Araújo


O Distrito Federal atingiu nesta quarta-feira, 3, um total de 163 dias sem chuva, o equivalente a 5,359 meses. Igualou à estiagem de 61 anos atrás. No ano de 1963, a capital do País enfrentou a maior seca da história, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). E, segundo o órgão, não há previsão de precipitações nesta semana. A previsão de chuva mais próxima é para quarta-feira, 10.


Aviso emitido hoje pelo Inmet coloca o DF em alerta amarelo em função da baixa umidade. Segundo o órgão, a umidade relativa do ar nesta quarta-feira varia entre 30% e 20%, índice considerado perigo potencial à saúde. O alerta do Inmet vale das 9h às 23h.


TEMPERATURA PODE ATINGIR 37° C NA SEGUNDA-FEIRA


O calor segue intensa, com a temperatura podendo atingir 34°C entre às 14h e às 16h. Na segunda-feira, a temperatura poderá chegar a 37°C.


Face à situação, o Inmet recomenda que as pessoas devem beber muito líquido, evitar exercícios físicos e a exposição ao sol nos horários mais quentes.


Dentro de casa é recomendável o uso de umidificador de ar, colocar recipiente com água nos ambientes, ou, na hora de dormir, utilizar toalha umedecida no travesseiro, para amenizar o atual clima de deserto no Distrito Federal.


A seca, além de prejudicar a saúde, favorece a ocorrência de incêndios florestal. No mês passado, um incêndios de grandes proporções atingiu o Parque Nacional de Brasília, deixando a cidade coberta por fumaça e com ar sufocante.

  

Siga no Google News
Postar um comentário

Comentários