Vereador e presidente da câmara, 

Elter Nóbrega (PP)


Por Gontran Neto

 

MANDA PARA O VEREADOR
Rapaz, tem secretário municipal que parece estar querendo atritos com os vereadores em Cruzeiro do Sul, ao que parece, está testando a paciência dos legisladores, haja vista que quando um cidadão procura ser atendido para resolver uma demanda, especialmente quando se refere a emprego, o gestor manda que procure o vereador que ele votou para resolver, como para toda ação existe uma reação, o clima no parlamento mirim está (continua) tenso.
 

O QUE É ISSO
O presidente da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, Elter Nóbrega (PP), fez uso da tribuna na noite desta terça-feira (18), e de maneira convicta repudiou o tratamento que os vereadores estão recebendo de alguns secretários municiais, segundo ele, o parlamento não se curvará diante da falta de respeito para com os vereadores, o que é isso, tem secretário que não tem o voto nem da mulher dentro de casa, desabafou Nóbrega.
 

ESCOLHAS
Tem um fator preponderante para que tais episódios estejam acontecendo, nenhum membro da equipe do primeiro escalão nomeado pelo prefeito teve indicação de algum vereador, portanto, todos, ou boa parte deles se sentem no direito de peitar o legislativo sem receio de retaliações. Essa postura desafiante acaba por minar a autoridade dos vereadores da base do prefeito e cria um ambiente de desrespeito e tensão constante.
 

CORTESIA
Quando escrevi na coluna que não estava havendo cortesia entre o prefeito e o presidente da câmara, fui modesto, pois é essencial que se estabeleça um diálogo construtivo entre os secretários e os vereadores para que o trabalho em prol da comunidade não seja prejudicado, no entanto o que está emergindo na sociedade cruzeirense, é que tem secretário querendo mandar mais do que o prefeito, fato que também foi apontado por Nóbrega.
 

TEM PESO
Quando o presidente aliado do prefeito, ambos militantes do mesmo partido, e que estão na mesma trincheiro desde a eleição de Zequinha Lima em 2020, faz uso da palavra para questionar e marcar posição firme perante alguns secretários municipais, é evidente que tem um peso maior do que a oposição questionando, isso mostra a falta de interação do executivo para com o legislativo, haja vista que sem diálogo o executivo provavelmente vai ser cobrado duramente pelos aliados.
 

FALTA POLÍTICA
Ora, por anda o secretário de articulação de Lima, que não interfere para evitar um “atrito” entre legislativo e executivo? fica evidente que a falta de uma política integrada e de um diálogo constante pode comprometer seriamente a governabilidade de Cruzeiro do Sul. É indiscutível que medidas sejam tomadas imediatamente para reverter essa situação e estabelecer um ambiente de trabalho mais respeitoso e produtivo.
 

CONSELHO
Como diz o ditado, “se conselho fosse bom, ninguém dava, vendia”, mas a ausência de uma liderança efetiva que intervenha sem medo de perder o cargo sobre as lacunas no cenário político que foram abertas pelo prefeito depois das eleições e não sanadas, e mesclada com a falta de política integrada com um diálogo constante em direção ao legislativo, deixa claro um amadorismo político comprometedor na gestão por parte de sua equipe.
 

OUTRA FACE
Jesus disse; “Se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra”, teve gestor municipal que acreditou que o presidente da Câmara, Elter Nóbrega iria dar a outra face, mas levou um contravapor, não respeitaram os quase dois mil votos conseguidos nessa eleição, o segundo vereador mais votado da história cruzeirense, eleito por unanimidade presidente da Câmara Municipal, o Zequinha quase perdeu a eleição, salvo por 197 votos, e tem gente achando que o vereador iria dizer amém para secretário? É muito amadorismo!
 

MÉDIA 7
Fui informado que o prefeito Zequinha Lima em uma entrevista numa rádio local, há dois dias, disse para os ouvintes naquele momento, que seus secretários municipais estão sendo avaliados dentro de um critério elaborado por ele e que para permanecerem no cargo terão que atingir a média 7, aquele que ficar reprovado perde o cargo. Rapaz, se isso for verdade, já tem uns “dois” que estão de recuperação e não passarão de março de 2025. O professor não quer moleza.
 

PGR DENUNCIA JB
A Procuradoria Geral da República (PGR) denuncia Jair Bolsonaro e mais 33 por organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.
 

CRIMES
Os aliados do ex-presidente no congresso estão trabalhado para impetrar um projeto de anistia que beneficie os golpistas do 8 de janeiro, todos sabem que o escopo do projeto é para beneficiar o mentor intelectual e responsável pela tentativa de golpe, mas os crimes e as provas são tão alarmantes, que é mais fácil o chefe da organização criminosa, como foi denuncia pelo PGR, fugir do Brasil.


MOTOCIATAS
Segundo o delator, o Tenente Coronel Mauro Cid que escancarou os crimes cometidos por seu chefe, os gastos com as motociatas promovidas por Jair Bolsonaro, foram repetidamente bancadas com o cartão corporativo do Gabinete de Segurança Institucional (|GSI) de JB. Tem mais bomba na delação!


NA REDE SOCIAL
Para encerrar a coluna de hoje, vai com uma frase que achei interessante, ela não teve medo de ser feliz e saiu na defesa do seu esposo.
“E se ficar com raivinha, é só me demitir. Cabaré doido!”.