Foto; Gladson Cameli: Reprodução Acre News 

Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

Por Gontran Neto

 

NOVO AUMENTO ICMS
Em dez estados Brasileiros o valor do ICMS sairá de 17% para 20%, o Acre é um dos estados em que o governo elevará a alíquota nas compras internacionais, a partir de 1de abril de 205. A majoração por parte dos governos estaduais não vai gerar apreensão dos consumidores acreanos que compram em sites, como Shein, Shopee e AliExpress, só se o governo federal tributar.
 
ICMS SOBRE AS COMPRINHAS
Quando o aumento das alíquotas do ICMS acontece, que é uma tributação estadual, observa-se que a indignação da população é bem menor ou quase zero do que quando acontece reajustes pelo governo federal, percebe-se até um silêncio dos meios de comunicação do estado do Acre, para não melindrar o governo.
 
MAIS IMPOSTO NO ESTADO
Em 1º de fevereiro de 2025, aconteceu um reajuste do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nos estados no preço dos combustíveis, enquanto isso o governo federal em março de 2025, zerou o imposto de importação de uma série de alimentos para combater inflação e garantir um preço justo da cesta básica, mas o governo do Acre não aderiu a esta medida.
 
PROMOÇÃO EM CZS
Uma das principais razões que levam os comerciantes a aderirem as promoções é aumentar as vendas e impulsionar o crescimento dos negócios, em Cruzeiro do Sul, o supermercado Líder largou na frente e tem realizado essa oferta diariamente, porém um dia na semana os descontos são maiores e em uma quantidade mais diversificadas de produtos.
 
PREÇOS ALTOS
Em um município como Cruzeiro do Sul, em que os preços dos produtos são elevados, a frequente queda de preços neste comércio tem garantido aos cliente um poder de compra maior e conquistado novos consumidores, reduzido estoque e cria uma percepção positiva entre os clientes.
 
COMPETITIVIDADE
Fato é que com esta dinâmica nos últimos dois anos, o empresário do Comercial Líder está condicionando os concorrentes abrirem as portas para não perderem freguês, isso mostra uma ruptura nas correntes, pois os valores dos produtos ficam desiguais, e com isso, há competitividade e menores preços.
 
SESSÃO ITINERANTE
Ainda sobre a sessão itinerante realizada pela Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, ratifico que esta não é a primeira sessão da história da cidade, como bem frisou o presidente da casa, Elter Nóbrega, é a primeira em 2025, portanto quem insistir com esta conversa falta com a verdade.
 
OPINIÃO
Um candidato a vereador aliado da base do prefeito, sem cerimônia alguma fez um comentário para o urtiga, declarando que não concorda com sessão itinerante, considera gastos desnecessários e pura ostentação. Portanto, não abraçou minha posição, que é a favor, pois beneficia as comunidades, pode até não garantir um público certo, mas aproxima os vereadores com a coletividade.
 
ARTICULAÇÃO
A eleição 2026 está distante ainda, mas sempre nesta época do ano alguns nomes novos eram apresentados para disputar uma vaga no legislativo estadual e/ou federal no Juruá, mas o medo do “troco”, dos quem tem mandato, inibe o vereador que tentar pleitear um cargo mais elevado no legislativo. Como bem disse um articulador das bandas do Juruá, “Não existe rosa sem espinho”. eu completo, "nem almoço grátis".
 
EFEITO LULA
Enquanto os governos estaduais aumentam o ICMS para transações internacionais, Petrobras anunciou que o preço do diesel vai ter uma queda de R$ 0,17 no litro, a partir desta terça-feira (1º).Pelas bandas da terra da farinha o novo valor só vai ser aplicado quando “acabar” o estoque nos postos de combustíveis. Espero que não!
 
SENADOR MARCOS DO VAL
O senador, que é bem conhecido da sociedade brasileira pelo seu destempero e ideias que são insultos, fez uma publicação no X em alto e bom som, que quem recebe qualquer tipo de bolsa não pode votar, ou seja para ele só quem deve ter esse direito é quem tem iate, jatinho e jet-ski, que ficou livres de pagar impostos com um certo presidente, a quem ele é submisso.
 
VALE NADA
Para este “senador” da República, os princípios constitucionais como igualdade, liberdade e dignidade, são prejudiciais ao país e vai solucionar apresentando um projeto de lei para nenhum pobre ter direito a votar, pois não são dignos do estado ampara-los, portanto para ele só quem merece ajuda do estado são os ricos. E pior, que quem elege esse tipo de gente são os pobres.