Rapidinhas com UrtigaDoJuruá

Por Gontran Neto

NEM A PÉ

É com frequência a suspensão de energia elétrica para as comunidades rurais, por problemas técnicos, ou queda da “canela” do transformador, quando isso acontece, a energiza precisa atuar imediatamente para evitar prejuízos e transtornos para os moradores da zona rural, mas como chegar? Se o ramal não dá acesso, nem a pé consegue.
 
SOFRIMENTO
A situação dos moradores que residem no Projeto de Assentamento Recanto, localizado no ramal 12, no Projeto Santa Luzia, é desesperadora, pois está impossível trafegar devido às péssimas condições. Já foi denunciado a omissão do governo e da prefeitura pelo blog. Já imaginaram a situação dos alunos para chegarem nas escolas? Ou, precisar deslocar um doente para cidade? Impossível!
 
ACESSO BÁSICO
Desta forma, vou repetir o que disse no “verão passado”, O acesso básico às escolas, está severamente comprometido, salientando que existe duas escolas no ramal, uma do estado e outra da prefeitura e não tomam atitude, o que agrava ainda mais a situação de vulnerabilidade dessas famílias. Sabe o direito de ir e vir? Esquece!
 
TERRA DE MURO BAIXO
Rapaz, todos são sabedores que CZS, é terra de muro baixo, portanto segundo a abelhinha inteligente, um secretário forte de Zequinha Lima, não gostou nada de seu “assessor” querer mandar mais o que ele, levou o caso ao prefeito, que foi taxativo: “quem é o secretário?”   ex-assessor foi alocado para outra pasta!
 
PREOCUPAÇÃO
Com a vazante do rio Juruá, os abrigados começam a retornarem as suas residências, sem perder tempo o secretário de saúde Marcelo Siqueira, com sua equipe atuam para
prevenir doenças que podem surgir com a água parada e a falta de saneamento básico. Mutirão de limpeza e voltar a funcionar as unidades de saúde na localidade foram prioridades.
 
ORIENTAÇÃO
O gestor da saúde ainda orienta quanto aos sintomas de qualquer enfermidade, caso aconteça procurar um médico e não se medicar por conta própria, sinais de febres, dor no corpo e dor na panturrilha pode ser uma gripe, como também leptospirose, frequente neste período de vazão do rio.
 
RIDÍCULO
Tem um órgão público estadual em Cruzeiro do Sul, que para falar com o “chefe” é uma verdadeira jornada, os procedimentos são inacabáveis, é tão complicado que qualquer secretário a nível de estado se espantaria, não é de admirar que haja tantas reclamações e descontentamento por parte de quem precisa dos serviços dessa instituição,
 
DIÁLOGO
Em uma conversa rodeada de “analistas políticos” na província de Cruzeiro do Sul, a pauta? é o cerco que a vice-governadora Mailza Assis está desfrutando, é algo incomum, mas compreensível, já que nunca foi testada nas urnas. Mas, apesar de ter um objetivo, o tempo não é seu aliado, portanto só mostrar força internamente não vai consolidar o seu nome ao Palácio Rio Branco.  
 
JOGO DE PACIÊNCIA
A política é um jogo de paciência e estratégia, onde cada movimento conta, e Mailza Assis parece estar ciente disso e jogando o jogo para não perder a posição de titular, uma vez que seu tutor está confiante, no entanto se não ofertarem uma atmosfera melhor fora dos muros, vai ser decepcionante, e consequentemente os votos que ela nunca teve, não vai chegar nas urnas.
 
INDEPENDENTE
Quem acompanha a coluna do urtiga, tem conhecimento que um vereador eleito pela base aliada do executivo, logo no início dos trabalhos no legislativo fez um discurso duro no plenário da Câmara Municipal de CZS em desfavor do prefeito, onde deixou claro que seria independente, fato que não conseguiu realizar nos outros dois mandatos. Palavras dele! Mas, pelo jeito o caminho é o mesmo.
 
PENSE
Aos atores políticos que hoje estão desempenhando funções nas três esferas da federação brasileira em Cruzeiro do Sul em cargos de confiança, não esqueçam
que é temporário. A política é um cenário em constante mudança, e a permanência em posições de destaque depende da habilidade de adaptação e da construção de alianças sólidas.
 
FINDA
Os desafios são numerosos e a competição é intensa, requerendo resiliência e visão estratégica, no entanto nada é eterno. Os ventos na política surpreende trazendo novos desafios e oportunidades à medida que novos atores entram em cena e outros se retiram. A capacidade de navegar por essas águas incertas e manter a integridade é o que diferencia os líderes verdadeiros dos passageiros temporários.