O projeto de lei da anistia aos condenados de 8 de janeiro será priorizado pela presidência da Câmara com os líderes partidários das legendas nesta semana.  Os deputados favoráveis ao projeto aguardavam apenas o retorno de Hugo Motta ao Brasil, para debater a proposta.

O Partido Liberal (PL) do ex-presidente Jair Bolsonaro é o maior interessado pelo projeto. Na semana passada, a legenda  fez uma obstrução parcial de votações no plenário da Casa, em retaliação à denúncia da PGR e ao STF, que tornaram réus o ex-presidente Bolsonaro  e outros sete, por tentativa e golpe de Estado.

A oposição tem pressionado o presidente Hugo Motta pela pautação do texto desde o início do ano legislativo, em fevereiro. As legendas que apoiam o PL da Anistia são: PL, União Brasil, Progressistas, Republicanos, PSD, Podemos, Novo e  PSDB. Juntas as siglas contabilizam 322 deputados.

A oposição ainda tenta o apoio do Solidariedade. Nesta  quinta feira-feira 3, deve ser apresentado o requerimento para que o texto seja votado com urgência no Plenário